Reage Brasil

Essa foto foi tirada ontem, 13 de junho de 2013.

pimenta

Um repórter que estava cobrindo as manifestações na cidade de São Paulo levando uma boa quantidade de spray de pimenta no rosto. Dá pra ver a fúria no olho do policial. Difícil é entender os seus motivos.

Será que o reporter o descatou ? Estaria ele atrapalhando o trabalho da polícia ? Ou simplesmente estava fazendo imagens de uma história que o governo não quer ver contada ?

A polícia tem reagido violentamente as reivindicações contra o aumento nas tarifas dos ônibus. Prisões, espancamentos, bombas de efeito moral, balas de borracha. E a imprensa, acostumada a exaltar as manifestações populares em outros países, aqui trata os manifestantes por vagabundos e vândalos. A polícia aqui sempre reage, nunca provoca. A truculência encontra justificativa.

Como fica a cabeça do policial em uma situação como essa ? Ele também é povo, também recebe pouco, também utiliza o transporte público. Mas, sob ordens, tem que coibir a revolta, tem que expulsar os reclamantes, tem que limpar a barra dos governantes.

E quando a imprensa também é agredida ? Estariam eles do lado dos vândalos ou do sistema agora ? A PM passa a estar errada agora ? Está proibido fazer e divulgar imagens dos protestos ? Mudemos de volta para o regime ditatorial portanto.

Hoje saem mais notícias de repórteres feridos. Em muitas situações, em locais onde NÃO HÁ CONFRONTO. Transeuntes tem sido vítimas de balas de borracha e bombas, ainda que não participem dos protestos. E basta pensar um pouco para saber que a ordem de bater vem de cima. Querem um povo domesticado.

Reprovável, por parte dos manifestantes, são as depredações de patrimônio registradas. Para isso não  há justificativa. Porém a reação do governo é inaceitável. É hora sim do povo estar nas ruas. E não é apenas por 20 centavos. 

Reage Brasil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s